quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A mulher do metro.

 
É frequente fazer a viagem de metro com esta mulher que vêem aqui em cima, de vestido azul. Andará pelos 60 e tal anos, é a típica "mãe de família" que imaginamos a fazer compras na mercearia, a preparar o jantar ou a passear os netos. Podia ser minha mãe.
 
Sucede que esta mulher é diferente das outras, isto é, daquilo que esperamos ver nas mulheres da sua idade. Viaja sempre a ouvir música com auriculares, abana a cabeça ao som do ritmo e bate com o pé, alheada dos olhares que a seguem na carruagem. Por vezes, ainda a consigo ouvir a cantarolar baixinho.
 
É evidente que não passa despercebida. Convenhamos que não é usual vermos senhoras a ouvir música em transportes públicos, enquanto baloiçam o corpo descontraidamente. Durante aqueles dez minutos de viagem, fico a observá-la sem ela perceber. Na verdade, não é tarefa difícil porque ela estará algures, a viajar para onde aquelas músicas a levam.
 
Pelos olhares de soslaio, percebe-se que haverá gente que pensa que ela não bate bem da cabeça. Eu cá gosto de a ver. Hoje, vinha de pé, a ouvir música e a ler um livro. Nem por isso deixava de bater o pé. Trazia pulseiras azuis e um colar a combinar. É frequente usar pulseiras. Sempre diferentes, a combinar com as cores dos vestidos. E eu fico ali, a observá-la, enquanto penso que quando tiver aquela idade, também vou querer ter vontade de, todos os dias, escolher uma pulseira a combinar com a cor do vestido.  
  

7 comentários:

  1. com 50, 60, 70, 80 anos o que importa é ter uma mentalidade jovem...tb hei de lutar sempre por isso...

    ResponderEliminar
  2. Quando for crescida assim, quero ser como essa senhora.
    Ao menos não vai na cusquice e a tentar saber da vida dos outros.

    ResponderEliminar
  3. Oh gosto tanto deste blogue e afinal também tiras fotos às pessoas "à socapa"... :( acho isso tão feio...mas ao menos não o fizeste para gozar com a pessoa que é o que a maioria faz...

    ResponderEliminar
  4. estava aqui a pensar se devia ou não escrever este comentário...

    caco, eu tb não acho muito "ético" esta coisa de fotografar pessoas à socapa... Percebo a ideia, queres ilustrar uma história, mas não precisas, basta-nos a tua capacidade de observação e de narração... :-)

    Lembro-me que quando vim pela primeira vez ao teu blog dei de caras com um post em que fazias exactamente o que a laissez faire critica... Podes perguntar-te: "Então porque continuaste a vir ao blog?". Porque gosto de te ler, na grande maioria das vezes, porque acho que tens piada, e por isso mesmo é que este tipo de "prática" é desnecessária... Uma coisa são as figuras públicas, que se põe a jeito e cuja imagem é isso mesmo: pública. Outra coisa são estas pessoas anónimas, que mesmo não identificadas, têm direito à reserva de imagem.

    Pronto, tenho dito... Amigas "virtuais" na mesma? ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Macaca grava-por-cima! Neste caso em concreto, não vejo de que forma possa "lesar" a senhora em questão...até porque só falo bem dela :-). Sobre o outro post de que falas, achei as personagens tão hilariantes que não resisti. A bem da verdade, foi mais forte do que eu (mea culpa) :-). E sim, claro, amigas virtuais na mesma! ;-)

      Eliminar
  5. eu sei... e percebo perfeitamente a "tentação"... quem nunca sentiu que atire a primeira pedra ;-) mas acho que não tens mesmo necessidade... um beijinho

    ResponderEliminar

Deita cá para fora!